segunda-feira, 26 de junho de 2017

Mulheres Mães E O Grande Tabu...



Talvez um dos maiores tabus das Mulheres Mães...
…seja estarem cansadas dos filhos…

Tudo começa numa ideia social e colectivamente aceite de que ser mãe é ficar escravizada para sempre aos filhos, de que ser mãe é deixar de ser pessoa, para se estar em estado de alerta 24/24 e 365/365.Esta ideia cresce a partir da era industrial em que as migrações para as cidades foram em massa, desertificando aldeias e desmembrando comunidades, pondo todo o peso da criação dos filhos nas mulheres, que começaram a ficar sozinhas – os homens iam para a guerra ou trabalhar, ou a sentirem-se sozinhas, porque quando os companheiros regressavam, só queriam descansar; endeusou-se o papel de mãe; Mãe é um arquétipo multiplicado em vários tipos: A Mãe Boa, a Mãe Má, a Mãe Vampira, a Mãe Companheira, a Mãe Bruxa…

Antes do século XX, o papel de mãe era dividido nas tribos, aldeias e comunidades, com outras mulheres e mães, e assim não sentiam o desgaste e a exaustão de se querer ser a “Mãe Perfeita”.

Leia mais na nossa nova morada:


quarta-feira, 22 de junho de 2016

6 Passos De Gratidão Que Expandem O Coração

Resultado de imagem para solo seco
Imagem da Internet



As amarguras que teimamos em reter dentro de nós, contraem a nossa vitalidade, ressecam-nos os sentimentos e tendemos a “ver” tudo azedo, a interpretar os acontecimentos, como se tivéssemos uns óculos defeituosos, no entanto a amargura tem um antídoto: a GRATIDÃO.
Mas não chega apenas dizermos “estou grato” ou “obrigado”, da boca para fora, a chave é SENTIR mesmo, ir ao fundo desse sentimento que nos EXPANDE o Coração, e nos tira os óculos opacos e cheios de imperfeições.
Reúno aqui 6 pequenas atitudes de Gratidão, que, conforme são praticadas, nos “abrem” mais e mais os olhos da Mente e nos fazem Crescer como Divinos-Humanos:
1 – DIÁRIO DA GRATIDÃO  
Tome alguns minutos ao fim do dia para registar 5 ACONTECIMENTOS agradáveis que viveu ao longo do DIA. Não têm que ser grandes acontecimentos, podem ser pequenas vivências tais como uma refeição saborosa, ter recebido a visita de um amigo ou ter superado um desafio difícil
2 – ESCREVA UMA CARTA
   Pense em alguém que teve um grande impacto na sua vida, alguém que você admire e goste muito, ou simplesmente alguém de quem tem saudades. Escreva uma carta a essa pessoa, com detalhes específicos de porque gosta tanto dela e envie-a.
3 - VISITE ALGUÉM QUE VOCÊ GOSTA
   Uma vez por mês, pense em visitar alguém de quem gosta muito, e esteja com essa pessoa algum tempo de qualidade: passeiem, tomem uma refeição juntas ou vejam um programa de que ambos gostem.
Resultado de imagem para agradecer
Imagem da Internet


4 - DIGA “OBRIGADA”
Mantenha os seus olhos “bem abertos” para todas as oportunidades que o dia lhe dá para agradecer; tome nota das pequenas gentilezas que as pessoas lhe fazem, e de todos os (pequenos ou grandes gestos amigáveis) da vida e dos outros para consigo.
5 - FAÇA UM PASSEIO DE AGRADECIMENTO
Faça um passeio e certifique-se que está atento a tudo o que o rodeia; talvez sinta o cheiro subtil de flores, ou de relva fresca, ou uma brisa suave; passe alguns minutos a treinar os seus cinco sentidos (visão, olfacto, tacto, gosto e audição) para explorar a natureza, ou até aperceber-se de novas sensações. Agradeça à Natureza e ao seu corpo.
6 – AGRADEÇA A QUEM NÃO CONHECE ( e provavelmente nunca conhecerá…)
Olhe neste momento para o seu computador…Já imaginou quantas pessoas (talvez centenas) que trabalharam para que pudesse ter esse objecto? Desde os engenheiros informáticos, aos operários das fábricas de componentes electrónicos, aos embaladores, transportadores, e agentes comerciais, que DESDE A ORIGEM trabalharam afincadamente para que você tivesse um computador!?...
Imagem da Internet

AGRADECER, torna-nos despertos para uma imensidão de acontecimentos sincronísticos, que nunca tínhamos reparado antes, torna-nos sensíveis a TUDO o que coopera para que em todos os momentos tenhamos TUDO o que precisamos para estarmos bem, para nos sentirmos PERTENÇA deste incomensurável Universo que nos abriga e dá a Vida.
Será que é por isto, que todos aqueles que, profundamente AGRADECEM todas as Bênçãos recebidas, se sentem muito mais Felizes?...









  








   

















quarta-feira, 6 de abril de 2016

A Menopausa, A Minha Avó e Os Profetas Falidos...


pois quer queiramos ou não, quando chegamos ao 50 e tal anos, uma coisa é certa:

vamos entrar na Menopausa!
não há volta a dar...

Imagem da Internet


agora que a MENOPAUSA tem que ser um terror, e que a nossa Feminilidade vai "p'ra" escanteio, ah isso é que já não tem que ser assim, garanto-vos!

tive a sorte de ter tido uma conversa com a minha Avó sobre isso, tinha eu uns vinte e tal anos, conversa essa que foi uma luz na névoa que era a menopausa nessa altura da minha vida.
para já era (quase)tabu as Mulheres mais velhas falarem sobre isso...como se fosse assim uma coisa criminosa que só algumas teriam feito... e depois, quando se falava era tudo envolvido em mistério, meias palavras, omissões e até pecado; mas com a minha Avó, a conversa foi rápida, precisa e concisa:

"avó, é verdade que na menopausa as mulheres passam todas mal, engordam e perdem a graça toda?" perguntei eu...

"não, não é! A menopausa vem, como tudo na vida que é para ficar, de mansinho para nos podermos habituar: Uns calores aqui e ali, e se tens calores despes-te, se tens frio, põe um casaco, mas nada de dramas, que a vida não tem tempo para isso! Trata-a de igual para igual, que ela não te faz mal nenhum!" resposta da minha sábia Avó...

trinta anos depois, esta abençoada profecia realizou-se!

os maus estares da menopausa,(às vezes extrapolados pela mente)são dramalhões que tentamos "copiar" de outras mulheres que assim pediam atenção e reconhecimento familiar e social.

mas no meio disto tudo, temos os Médicos, que infelizmente na sua generalidade, "profetizam" só desgraças:

* que tudo vai ser diferente...
* que vem aí a osteoporose e mais uma data de "oses" para nos  
  infernizarem a vida...
* que a saúde vem por água abaixo, e o mau humor cabeça acima...e
  etc, etc, etc...

pois, minhas lindas, comigo, não foi nada assim!
Porque a minha Avó é que estava certa, e porque eu quiz!

adorei e foi de um enorme préstimo,um livro que ainda hoje leio, desde os meus 50 anos e que recomendo vivamente:

* A SABEDORIA DA MENOPAUSA" da Drª. Christiane Northrup, Médica Ginecologista americana, e que de uma forma holística (incluindo a ciência) desmonta e desmistifica esta fase de transição nas nossas vidas.



imagem da Internet-Fnac


a partir daqui, não acredito em "profetas da desgraça", nem para a menopausa, nem para coisa nenhuma, pois se há coisa que tenho aprendido na vida, é que NÓS sim, somo as nossas maiores profetas de sempre... para o melhor e para o pior!




domingo, 3 de janeiro de 2016

Contratos Milionários Das Operadoras Chega Aos Hospitais Públicos

Era Tão Bom, Não Era?...


Há duas noites atrás tive um sonho, que de tão vívido que era, eu acordei a jurar que é tudo verdade.

Então a história do sonho era assim:

“ Eu tinha-me deslocado a um Hospital Público para visitar uma amiga que tinha tido um bebé; logo que entrei no perímetro do parque de estacionamento, vi umas enormes bandeiras azuis da MEO a esvoaçar, e um simpático rapaz com um “fato macaco” com MEO nas costas, fazia-me sinal para estacionar… Eu estava a ficar um bocado abananada, mas ainda a procissão ia no adro…

Imagem da Internet

Entrei no hall da recepção, e…música ambiente. No balcão as funcionárias, todas elas fardadas com o logo da NOS num sóbrio bordado à direita da blusa, mas nas costas um NOS maior, e vários “placards” de conselhos médicos para pais e parturientes, todos eles em vídeo, numa sofisticada rede de informação.


Imagem da Internet


Conforme passavam médicos e enfermeiros, todos eles com as suas batas, mas com pormenores distintos, uns com a MEO, outros com a NOS estampadas nas costas e nos bolsos dianteiros, percebia-se claramente que estavam contentes a fazerem o seu trabalho, sem muitos sinais de fadiga.

Depois de me identificar ao “segurança” com o crachá da sua empresa, mas com um uniforme da MEO, subi num elevador confortável, também com música, e entrei no corredor arejado e cheiroso que me levava ao quarto da minha amiga.
Antes mesmo de querer ver o bebé recém  chegado a este mundo, eu não pude conter o meu impulso: 
Amiga, mas que Hospital é este? Não me disseste que era público do SNS? Isto é um luxo!!! Quase apetece ter bebés para vir para aqui, disse eu, meio a rir, porque, mesmo que quisesse engravidar só para estar num sítio destes, já não tenho idade para isso…

E a minha querida amiga jovem mamã, respondeu-me:
“Ó mulher, andas sempre em órbita, e não acompanhas estas actualidades…
Agora, tanto a MEO como a NOS andam a competir em negociações para patrocinarem os Hospitais Públicos, em todos os serviços: Formação a Médicos e Enfermeiros, Serviços de Higiene e Bem Estar para os utentes, cooperação para pagamentos de salários, e até ofertas para quem, como eu, acabou de ter bebé, isto é, um futuro cliente de Telecomunicações…” e mostra-me radiante um pacotão de fraldas da marca X, mas também com os símbolos da MEO e da NOS estampados na embalagem, mais 2 “babygros” um de cada marca, mas sem deixarem de ser fashion para bebés.

Às tantas, um bocado enjoada de tantas MEOS e NOS, eu ainda comentei:
“Ó pá, desculpa lá, mas isto é comprar as pessoas…”
E ela diz-me: “Ai é? Então no futebol não fazem a mesma coisa? Para além de que aqui, se falharem um golo, ganha-se um caixão…”

“E então, o que é que o Hospital dá em troca?...”perguntei eu ainda atónita.

“Bem, pelo que as Enfermeiras me têm dito, os Hospitais têm que garantir um Serviço irrepreensível, terem a Publicidades espalhada por tudo o que é canto, até nos WC, fardas e camisolas, permitirem que sejam emitidas intervenções cirúrgicas em directo, (com a devida protecção à privacidade do paciente) para que médicos e enfermeiros de outros sítios possam aprender ou fazer pesquisa. Parece que os contratos são milionários, na ordem dos 400 milhões por 10 anos…” respondeu a minha amiguinha, antes de dar de mamar ao seu rebento.

Ainda estive ali por mais uma hora, embevecida com o meu novo “sobrinho”, mas também estonteada com o funcionamento daquele Hospital.

De repente acordei estremunhada, apenas com uma pergunta na cabeça:

“Mas… E onde é que estava a VODAFONE???”

Imagem da Internet

sábado, 14 de novembro de 2015

Mas O Que É Que Aquela Gente Quer Afinal?...(Os Terroristas)


Que tipo de mensagem sobre o terrorismo, estamos a passar às gerações mais novas?


Hoje de manhã (sábado 14 de Novembro) a minha neta de 18 anos perguntou-me:
- Avó, o  que é que “aquela” gente quer afinal? (Os terroristas sobre os atentados em Paris)
- Aterrorizar, respondi  eu. Imporem as suas regras pelo terror.
- O quê? Eles fazem isto tudo pela religião deles?
- Não – respondi de novo, NÃO É EM NOME DA RELIGIÃO DELES, mas SIM, DA INTERPRETAÇÃO que eles fazem da religião que têm. A Religião deles, não é má nem boa, é apenas mais uma forma de se ligarem a Deus.
- Mas a religião deles diz para matarem, e se suicidarem?
- Não, querida, não diz nada disso, mas o ser humano tem interpretações deformadas do que dizem as leis, mesmo as leis religiosas.
- Mas eles são todos assim?
- Claro que não, não confundas a árvore com a floresta. Estes extremistas, foram educados no ódio e no terror desde que nasceram, e só vêm o mundo a preto e branco; aprenderam, porque lhes ensinaram a não terem emoções de empatia, e pensam que têm o poder de vida e de morte; julgam-se Deus, e não AO SERVIÇO de Deus.
Imagem da Internet

-Porque é que não se faz um ataque militar aos países deles e acabava-se com isto?
- Porque não há apenas um país onde eles estejam; eles espalham-se por todo o mundo, por isso a empresa fala de “células” em todo o lado. É como um cancro que se espalha por um corpo…
E lá lhe disse, que ela já estava a ser contaminada pelo mesmo “vírus” de ódio que eles foram…
-Então que solução darias tu a isto?
Querida, NÃO HÁ UMA SOLUÇÃO RADICAL… porque este ódio existe há milénios, e ainda nenhum exército acabou com o terrorismo, respondi eu, HÁ SOLUÇÕES INDIVIDUAIS que TODOS podemos pôr em prática: aprenderes e praticar a empatia, DAR VALOR À VIDA como atributo, e NÃO À MORTE como solução final, OBSERVARES  (como um detective) TODOS os aspectos positivos das pessoas que encontras, em vez de te focares apenas no mal que provocam, e entenderes que  a maldade aprende-se, e NÃO É INTRÍNSECA no Homem.
Se fizeres isto, entras num  tipo de espiral ascendente que te leva a encontrares sítios, pessoas e circunstâncias PACÍFICAS, e só isto É A SOLUÇÃO para o terrorismo. O terrorismo está na mente do Homem, e por isso não tem fim…mas a Bondade também…

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Ter E Ser


...Porque QUERER NÃO BASTA! 

É-nos permitido TER na vida tudo o que quisermos SER!
Em última análise SER e TER são o mesmo!
Quando nos damos a permissão  emocional para vivermos a vida que desejamos, há muito pouco no mundo que nos possa parar! 

                                                                   Marianne Williamson in "The Gift of Change"



Quer queiramos, quer não , apenas  atraímos aquilo que SOMOS, e não aquilo que queremos.

Querer NÃO É poder,como se acreditou (e ainda se acredita) durante décadas.Pode -se QUERER, mas se não se CRÊ que se pode, o querer por si mesmo, morre por desmotivação,por desgaste por frustração.

Experimente trocar o QUERER pelo CRER, e as emoções e pensamentos mudam, logo a sua interpretação da realidade muda também...

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Ouça O Bully Que Há Em Si!


...E Fale Com Ele antes De O Desactivar...
Acorda-se com aquela irritação com que se deitou na noite anterior, e parece que o mundo inteiro se virou contra si e que conspira para que tudo lhe corra mal...

Depois, vai-se á casa de banho, e nesse dia, falta a água (que chatice, será que me esqueci de pagar a conta este mês?), e lá terá que ser: abluções matinais “à gato” como dizia a avó; por falar em gato, a caminho da cozinha, o bichano está mesmo atrás dos pés e pisa-se a pata, ouve-se um miado estridente, e por aí vai o dia, intercalado entre “que chatice” (isto para não dizer pior) e dezenas de “nunca mais saio disto”, “nunca vou conseguir endireitar a minha vida” e fúrias crescentes que se acumulam nos maxilares, nos braços e ombros, porque o corpo quer descarregar a energia contida e acumulada, mas como lhe ensinaram a que isso não se faz, aguenta-se…
E se agora víssemos o filme de pernas para o ar?
E se agora você tomasse consciência de que não há nenhum mundo a conspirar nas trevas para que o dia seja um inferno, que começaram obras de melhoramentos na rua, e por isso cortaram o fornecimento de água (aliás, puseram um aviso na caixa de correio, e que você não viu), que o gato a(o) adora e por isso só lhe estava a pedir a comidinha matinal? Que aquilo que a(o) põe nesse estado miserável é o seu bully interior (um dos nossos personagens da nossa imensa psique) que se expressa quando o reprimimos tanto, em situações em que até o poderíamos “ouvir”.

Imagem retirada da Internet

Este bully (tal como todos os outros personagens, está na psique para nos ajudar, e não para nos fazer mal) só quer que você reconheça o que tem andado a reprimir, a conter, e é a soma de tudo o que você viveu como crítica, humilhação, vergonha, depreciação, e desvalorização, quer na infância, quer mesmo na adolescência e estado de jovem adulto.

"Podemos ouvir tudo, enquanto fingimos que estamos a ver TV"
Imagem retirada da Internet


[Estas personagens interiores são como o Peter Pan, nunca crescem e mantêm-se congeladas mas vivas dentro das nossas “cabeças”]

Adiante...  este bully diz-lhe constantemente em determinadas situações (que engatilham nas situações passadas) que “você não presta”, que “nunca vai conseguir”, que “os outros são melhores do que você” (a comparação…lembra-se de a(o) terem comparado com a prima ou o filho da vizinha???), e revela-se como um conjunto de auto críticas devastadoras, mas ele insiste nisso para que você aprenda a proteger-se e a afirmar as suas verdades, só que o faz de uma forma infantilizada!
O bully é a sua crença de que você é um “erro” ou de que algo “errado” se passa consigo.
Reaver o seu Poder Pessoal é deixar de acreditar nessa (e noutras) mentira(s) que OU lhe contaram sobre si, OU que você quis acreditar que eram verdade por alguma razão obscura (sentir-se vítima, precisar de atenção…)
Bem, seja como fôr você e todos nós temos recursos (que também correspondem a outros personagens podemos e DEVEMOS usa

» Faça DIÁLOGOS interiores e seja o seu “melhor advogado de defesa”, pondo sempre em dúvida o que o bully diz, pondo a questão desta forma:” prova-me tu que isso é verdade”.
» Pergunte-lhe: “ O que me queres ensinar”?
» Agradeça-lhe a advertência, perdoe-lhe a infantilidade, e faça o oposto agora que você é adulta(o), sentindo que agora você pode mostrar a sua essência com mais dignidade e consciência do momento!
 
Sabe quanto é que isto lhe vai custar?
Perceber que o deveria ter feito há mais tempo!...

(Veja o significado de Bullying em:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying)