VOCÊ AINDA QUER AJUDAR ALGUÉM?...




Há muito tempo que já percebi que AJUDAR é uma Arte nos relacionamentos humanos, e que não se pode ajudar ninguém que não queira ser ajudado; há pessoas que ainda não estão prontas para serem ajudadas, que sentem uma necessidade, consciente ou inconsciente de permanecerem no patamar onde se encontram,ou para se auto punirem ou para ainda apelarem à piedade alheia, através da vitimização.
   Outras ainda, esforçam-se para ajudar, para compensarem a sua consciência moral, ou para sentirem que estão num degrau superior na hierarquia da Humanidade.


Há uns anos atrás encontrei este texto, que de uma forma exemplar, nos mostra a única forma de ajudar:
PELO EXEMPLO:

"O meu papel de apoiante NÃO É FAZER coisas à pessoa que pretendo ajudar,mas sim SER algo para ela, dando o exemplo; NÃO É tentar controlar e mudar as suas acções, mas SIM MUDAR AS MINHAS REACÇÕES, através da compreensão e entendimento.

   Mudarei as minhas reacções negativas para construtivas; o medo em FÉ, trocarei o desprezo por aquilo que ele faz, por RESPEITO pelo potencial que ele possui; mudarei da hostilidade para COMPREENSÃO,transformarei a manipulação e controle excessivo, em LIBERTAÇÃO com Amor, NÃO TENTANDO mais fazer com que a pessoa corresponda a uma imagem ou padrão por mim idealizados, mas dando-lhe uma oportunidade para ele seguir o seu próprio destino, SEJA QUAL FÔR A SUA ESCOLHA...

    Transformarei o meu impulso de dominar, em ENCORAJAMENTO, o pânico em SERENIDADE, a inércia e impotência do desespero, em ENERGIA para eu aplicar no meu próprio crescimento, e auto piedade em AUTO COMPREENSÃO e COMPAIXÃO.

A auto piedade e vitimização bloqueiam uma ACÇÃO EFICIENTE.Quanto mais me entrego à vitimização, mais vejo a resposta para os meus problemas nas mudanças alheias, em vez de ser eu a MUDAR.

   Assim torno-me num caso sem esperança...

O esgotamento é o resultado de gastar e desperdiçar a minha energia em culpar-me teimosamente, SEM MUDAR NADA, ou a tentar fugir a um futuro que ainda não chegou... Projectar uma imagem de futuro e segurá-la ansiosamente, com medo que ela aconteça ou não, gasta toda as minhas energias e deixa-me incapaz de VIVER O DIA DE HOJE. 

   VIVER O DIA DE HOJE é contudo a ÚNICA FORMA de se TER UMA VIDA.

Vou deixar de pensar nas acções futuras dos outros, assim como vou deixar de esperar que eles se tornem melhores ou piores à medida que o tempo passa, porque com EXPECTATIVAS eu estou de facto a tentar interferir. Eu amarei e deixarei que a vida siga o seu curso...
   TODAS AS PESSOAS ESTÃO SEMPRE A MUDAR...Se eu tentar julgá-las estou a fazer isso apenas baseada naquilo que EU PENSO saber delas, sem levar em conta tanta coisa que eu não conheço.Acreditarei nas tentativas de progresso e nas vitórias desconhecidas que tenham vivido.

Eu também, estou sempre em mudança, e posso fazer com que essa mudança seja CONSTRUTIVA.

EU POSSO MUDAR-ME...Aos outros, apenas posso amá-los..."



                                               (Adaptado de um texto de apoio de Famílias Anónimas)

  

   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tenho Saudades De Mim!

O Inferno Num Triângulo E Os Seus Três Demónios-Parte Um

Mudanças Para Simplificar!