6 Coisas Que NÃO Se Dizem A Quem Está Deprimido


6 Coisas Que NÃO Se Dizem A Quem Está Deprimido

Sabe-se que a Depressão afecta 60% da população adulta dos países industrializados.
A severidade deste estado varia de indivíduo para indivíduo, podendo ir de depressão moderada a severa e debilitante,e que é uma combinação complexa de estados emocionais, ambiente, alimentação e química cerebral.
E se é verdade que um suporte emocional de amor firme e de compreensão daqueles que convivem de perto com o deprimido aceleram a cura da depressão, também as palavras erradas e de acusação podem piorar o quadro, fazendo com que a pessoa que se sente deprimida se feche mais e deixe de confiar definitivamente em quem a rodeie.



TOMA A MEDICAÇÃO PARA VER SE MELHORAS...

Este é o tipo de frase infeliz e de quem ignora muitos aspectos deste estado, pois cada vez mais se conclui por inúmeros estudos de que só a medicação não é suficiente, e de que muitas vezes, ao alterar o metabolismo, a pessoa ganha peso, perde força de vida, líbido, e causa disfunções na vida sexual, o que piora drásticamente a AUTO-ESTIMA, para além de que há medicação natural (que por não ser tão respeitada) não é aceite pelos familiares e próximos como terapêutica adequada.
   Em vez disto,fale com esta pessoa próxima e pergunte-lhe como a pode ajudar, inclusivamente a procurar alternativas eficazes para o seu caso.

PÁRA COM ISSO...

Para quem está de fora, a negatividade de uma pessoa deprimida é um mistério, pois não percebe que os pensamentos e o fluxo mental é distorcido, o que o impede de fazer escolhas mais saudáveis ou de se envolver com hábitos e actividades mais saudáveis e prazeirosas.
   Neste caso ofereça-se para ir com esta pessoa ao cinema, a um teatro, fazendo os possíveis para manter a pessoa focada em sentimentos de bem estar e prazer, mesmo com coisas simples; leve-a até a um parque, praia ou outro cenário natural, onde possa estar em convívio com elementos naturais.

NÃO É ASSIM TÃO MAU...

A severidade da depressão varia de quão afectada está a mente e a química cerebral da pessoa, e há muitas que idealizam o suicídio, pois só conseguem vislumbrar uma "solução final"; quando se mostra desprezo pela dor de quem está deprimido, a pessoa tende a sentir-se envergonhada e culpada de estar assim.
   Experimente dizer:"... eu consigo perceber a dôr que estás a sentir, e orgulho-me do esforço que fazes
para ultrapassar esta fase..." Fale e tenha atitudes que mostrem à pessoa que está do lado dela, sem "dar colo" ao estado deprimido, pois a pessoa é muito mais do que a depressão, e tem sempre um lado saudável que se esforça por viver.

POIS, EU COMPREENDO...

Tome atitudes mais compreensivas, e fale menos "...que compreende" (pondo um ar enfadado); peça-lhe que fale do que está a sentir, e pergunte-lhe o que é que pode fazer para lhe aliviar os sintomas.

SAI DESSA...

Para quem está com a sua saúde mental e física equilibradas, é simples perceber que de facto a Felicidade é uma escolha, mas para quem está submerso em negatividade e com desequilíbrios fisiológicos e químicos, é como se não soubesse nadar e um marinheiro lhe dissesse para dar ao braços e pernas, simplesmente escolher pode ser uma tarefa hercúlea para quem está deprimido.
   Em vez disto, fale sobre a possibilidade da pessoa fazer PSICOTERAPIA (que deveria ser obrigatório, diga-se em abono da verdade) com um psicoterapeuta credenciado e com referência, explicando-lhe que num contexto terapêutico as pessoas podem verbalizar o que lhes vai na mente e na alma, sem serem julgadas ou sentenciadas.



ESTÁS MALUCA(O)...

Isto significa estigmatizar a pessoa que está numa fase deprimida, pondo-lhe rótulos aleatórios e que a(o) fazem sentir-se inferiorizada e como "não pertença" daquela família ou grupo; estes sentimentos pioram cada vez mais os quadros depressivos.
    Mais uma vez, ponha-se no lugar de quem está debilitado, foque-se nas pequenas vitórias que a pessoa consegue fazer ( saiu de casa, arranjou-se, falou para uma amiga querida, mostrou vontade de pintar ou fazer um hobby, etc.).
Mostre-se disponível para acompanhar a pessoa às consultas com o(a) Psicólogo/Psicoterapeuta, interesse-se minimamente pelo hobby ou actividade, etc.

Finalmente, se você está a conviver diariamente com alguém que está deprimido(a) e não sabe muito bem
como agir nestas situações, tenha em mente duas regras simples:

A - Se NÃO pode ou sabe ajudar...pelo menos NÃO atrapalhe...(dando palpites e conselhos à toa)
B - Pergunte a um Médico de Família, Conselheiro, Psicoterapeuta ou outro Profissional de Saúde 
      ou pesquise em sites sérios na  Internet.

A Depressão cura-se entendendo-a!

ARTIGOS RELACIONADOS: Quando Nos Dói A Alma









Comentários

  1. É mais fácil catalogarem-nos de malucos/as.... Tudo o que nos dizem cada vez mais nos afunda. Sei o que isso é mas, graças a Deus, encontrei quem me ajudou. Obrigada do coração.
    Bjs.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Tenho Saudades De Mim!

O Inferno Num Triângulo E Os Seus Três Demónios-Parte Um

Mudanças Para Simplificar!