O Maior De Todos Os Poderes...

...É Aquele Que Usa Em Si Mesmo Para Se Transformar...


Todos os dias observo a luta impiedosa de poder!
Na minha prática clínica, isto aparece e transparece quando a (o) paciente coloca as situações com a interpretação individual de certo/errado, bom/mau, verdade ou mentira.

Toda a gente quer "ter razão" ( e o que é ter razão, senão que o raciocínio está certo?...), e o facto é que todos têm razão, porque vêm a "sua verdade" como única, dentro da realidade interna que construíram.

As pessoas envolvem-se e engalfinham-se todos os dias, numa tentativa inglória de provarem e mostrarem que têm razão, e com isto querem, mesmo que inconscientemente, exercer o poder e controlo sobre os outros, sobre as suas mentes e vidas, mudá-los e às situações.


                                       Resultado de imagem para power inside you

O meu papel em Psicoterapia é devolver-lhes isto a eles mesmos, no sentido de perceberem que a luta É e ESTÁ dentro e NÃO fora, de que as situações, pessoas e dramas que ocorrem nas suas vidas, são representações fiéis do que se passa DENTRO delas.

Imagine esta história:
Uma mulher sentiu-se traída por uma amiga, quando esta inadvertidamente contou a outra pessoa uma confidência que lhe havia contado; após uma introspecção e análise mais cuidada ela entendeu quantas vezes já tinha traído o seu EU de tantas maneiras, mentindo a si mesma, deixando-se levar por medos e resistência à mudança, e que o "drama" que se desenrolou externamente (tendo a amiga como personagem "gatilho") só serviu para lhe mostrar a ela o que estava a fazer com ela mesma.

A nossa Verdade mais profunda encontra-se no caminho da COMPAIXÃO; sentirmos compaixão pelas nossas personagens feridas e sombrias é um passo para que elas possam emergir à superfície luminosa da Consciência, e assim podermos curá-las e transformá-las.

 CURAR É OBSERVAR sem críticas, julgamentos ou rótulos - observar as nossas personagens feridas, que se mostram através das pessoas que aparecem nas nossas vidas, e que são apenas ACTORES E ACTRIZES a desempenharem os nossos papéis internos.

Quando curamos as nossas feridas profundas, essas pessoas ou desaparecem ou deixam de ter qualquer impacto ou poder de nos transtornar.

OLHANDO DENTRO DE TI
                                      

ESTE É O MAIOR DE TODOS OS PODERES.
O PODER DE CURAR E TRANSFORMAR A NÓS MESMOS!

Todos os outros são falsos e minúsculos poderes, apenas sombras disformes projectadas nas paredes de uma caverna...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tenho Saudades De Mim!

O Inferno Num Triângulo E Os Seus Três Demónios-Parte Um

Mudanças Para Simplificar!