Entre O Peso E A Tensão Arterial: 7 Chaves

São 7 simples chaves, mas que abrem muitas portas...

                               

Como é que o excesso de peso pode causar hipertensão?

O mecanismo exacto ainda é desconhecido, mas já se conhece a interaccção entre o sistema NEURO ENDÓCRINO  e os TECIDOS ADIPOSOS.
O excesso de peso afecta inúmeros níveis hormonais, sendo o sistema mais atingido o da renina-angiotensina-aldosterona.Este sistema encarrega-se de controlar o volume de sangue distribuído pelo corpo, como TAMBÉM os níveis de sódio e de água que é retida. 

A maior parte das soluções apontadas até agora viram-se quase sempre para a alimentação, mas BAIXAR O SEU PESO E A TENSÃO ARTERIAL passa por um CONJUNTO DE SOLUÇÕES.

Queremos ajudá-lo(a) a ir resolvendo esta questão tão fulcral na sua saúde com algumas sugestões simples que pode seguir no seu dia-a-dia:

Comece por fazer um PROGRAMA para DESINTOXICAÇÃO à BASE DE SUMOS NATURAIS.
(Pode encomendar »»» AQUI ««« )

1 - MASTIGUE BEM e coma menos quantidades.
     A mastigação mais lenta impede que coma tanta quantidade, e ajuda o estômago a digerir os   alimentos com mais facilidade, para que os nutrientes sejam absorvidos melhor pelo sangue.
Faça a experiência de comer as suas refeições em pratos de sobremesa, como se estivesse a saboreaer um menu de degustação de um "chef" internacional 

2 - NÃO SALTE O PEQUENO ALMOÇO
     Porque o seu corpo já esteve sem "assistência alimentar" quase 8 horas ou mais, e porque se NÃO tomar essa 1ª refeição da manhã vai sentir uma fome imensa na refeição seguinte. 

3 - APRECIE E SABOREIE A COMIDA
     Lembra-se de que a sua Mãe e Avó lhe diziam para não olhar para a televisão ou para não falar enquanto estava a comer?...Pois é, elas lá sabiam instintivamente que os alimentos têm também o propósito de nos darem prazer e de serem sentidos.
As Ciências da Nutrição sabem agora que ao estarmos despertos e conscientes ( numa MEDITAÇÃO GASTRONÓMICA) faz com que o estômago envie sinais eléctricos ao cérebro para lhe "dizer" que está saciado e não quer mais... 

4 - COMA PEDAÇOS DE FRUTA em vez de bolachas ou biscoitos
     Nos intervalos da manhã, tarde ou mesmo antes de jantar, corte frutas em pedaços e coma, saboreando; são muito mais ricos em NUTRIENTES, e muito baixos em calorias.
BEBA de 8 a 10 copos de ÁGUA POR DIA, ANTES ou DEPOIS das refeições.

Há pessoas que dizem não gostar de água...se é uma delas, coloque algumas gotas de limão na água que vai beber, e assunto resolvido.

5 - COMA refeições pequenas e MAIS VEZES AO DIA, FAÇA PLANOS DE ALIMENTAÇÃO
que contenham alimentos de grande riqueza nutricional e PLANOS DE ACTIVIDADE FÍSICA.
Este é um dos pontos em que as pessoas têm mais resistência em seguir, porque sentem que tem que ser "para sempre", que vai ser tudo muito "chato", mas essas interpretações são apenas um das possíveis.
FAÇA PLANOS SEMANAIS.
CONTACTE AMIGAS(OS) que também tenham o mesmo objectivo, e encontrem-se, façam grupos nas redes sociais e troquem informações para se MOTIVAREM MÚTUAMENTE, e para que possam PRATICAR actividades físicas ao ar livre em conjunto.
CELEBREM AS VOSSAS PEQUENAS OU GRANDES VITÓRIAS.

6 -  FAÇA DO SEU QUOTIDIANO UMA AVENTURA
Passeie o seu cão (ou o da vizinha) e dê uns passeios com ele; BRINQUE COM CRIANÇAS E ESQUEÇA A SUA IDADE BIOLÓGICA; caminhe enquanto fala ao telefone, jardine, lave o seu carro ou o carro dos seus amigos, use escadas em vez do elevador.

7 - INVISTA SÉRIAMENTE NO SEU BEM ESTAR PSICOLÓGICO
Sendo esta uma das maiores razões que levam as pessoas a descurarem o peso e a aumentarem a PRESSÃO ARTERIAL, ENCONTRE-SE A SI MESMO, faça práticas de MINDFULNESS e MEDITAÇÃO, explore os seus talentos artísticos, inscreva-se num curso de VALORIZAÇÃO PESSOAL (as Agências de Modelos também têm esses cursos); Quanto MAIS FELIZ se sentir consigo, menos carências sentirá, e menos procurará compensações destrutivas. 

Ainda vai muito a tempo de VIVER BEM!...










Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Inferno Num Triângulo E Os Seus Três Demónios-Parte Um

Tenho Saudades De Mim!

8 Práticas Meditativas Para Poder Escolher