Seis Ferramentas Para Plantar FELICIDADE

A Felicidade Não Cai Do Céu...



Imagem da Internet
Promoções, novos relacionamentos ou mesmo ganhar um prémio em dinheiro dá uma sensação de felicidade, que, depois de algum tempo, se vai desfazendo, como um nevoeiro que inebriou temporariamente os sentidos.  



A FELICIDADE sustentada como estado de SER é uma construção e dá trabalho, apesar de cada pessoa ter a sua própria “medida” de Felicidade.

Na PSICOLOGIA POSITIVA foram estudados e postos em prática alguns dos “tijolos” desta construção, e que demonstraram serem eficazes para uma duradoura e genuína FELICIDADE:

GRATIDÃO Para além de se sentir GRATIDÃO, escrever todos os dias , ou algumas vezes por semana, 3 ou 4 situações pelas quais se sente GRATO, mantém-nos ligados a sentimentos de optimismo, para além de que nos vai servir de reforço positivo em situações mais difíceis.

ACTOS DE GENTILEZA Comece a pensar em realizar genuínos ACTOS DE GENTILEZA sem qualquer esforço, nem esperar retorno algum; faça porque sim, porque se quer sentir bem.
No final do dia, talvez se sinta surpreendido pela forma leve com que viveu.

EXERCÍCIO – Não precisa de correr este mundo e o outro para fazer exercício diariamente, basta ser criativo para colocar o seu corpo em movimento 30 minutos por dia.
Como somos uma interacção de Corpo – Mente e Espírito, quando o corpo se movimenta também tudo em nós se movimenta e coordena; podem ser alongamentos, “asanas” de yoga, dança flexões ou outros. Já sabe o que o EXERCÍCIO lhe proporciona: Endorfinas naturais, aumento da imunidade, um sentimento de “cumprimento de função corporal”, elasticidade e força física.

MEDITAÇÃO - Ainda não estão completamente contabilizados, todos os benefícios da MEDITAÇÃO e do MINDFULNESS, sendo que todos os estudos efectuados, mesmo em grupos de pessoas com altos níveis de cortisol, devido ao stress, como outras patologias, mostram claramente que a MEDITAÇÃO é uma das práticas que mais recupera a pessoa, e a faz voltar ao seu centro.

DIÁRIO DA POSITIVIDADE – Escrever os EVENTOS POSITIVOS da sua vida, as suas REFLEXÕES CONSTRUTIVAS é uma mais valia para você se focar em INTERPRETAÇÕES CONSTRUTIVAS dos acontecimentos e retirar deles o OURO da aprendizagem.

CONSTRUIR RELACIONAMENTOS GENUÍNOS - Fomente e construa RELACIONAMENTOS sólidos, partilhando o seu tempo com amigos e familiares. Mostre como  se lembra dessas pessoas, com um telefonema, uma carta ou mesmo um postal…No mínimo um email ou um sms, mas não descure a PRESENÇA FÍSICA sempre que possível


Imagem da Internet

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tenho Saudades De Mim!

O Inferno Num Triângulo E Os Seus Três Demónios-Parte Um

Mudanças Para Simplificar!