QUANDO O CORPO FALA...

DÉFICE DE ATENÇÃO, OU DÉFICE DE AUTO ESTIMA?...





O Défice de Atenção exprime-se por uma tendência excessiva para a distracção.
Manifesta-se muitas vezes de uma maneira insidiosa,selectiva, embaraçosa e ocasional.
Desenvolve-se mais com os constrangimentos pedagógicos e educativos à medida que a criança cresce e avança na idade.
A tendência para a distracção passa muitas vezes por má vontade, desmotivação, preguiça intelectual ou por um (falso) estado depressivo.

O DÉFICE DE ATENÇÃO é causado em grande parte, pela ferida da REJEIÇÃO.
Uma criança pequena que se SINTA rejeitada tem a tendência em REJEITAR o que não lhe interessa, tendo a grande facilidade de fugir para o seu mundo imaginário, cheio de fantasias.

Pode fugir ocasionalmente por alguns minutos ou numerosas vezes ao longo do dia.

A CRIANÇA FOGE PORQUE SE SENTE REJEITADA NAQUILO QUE ELA É!...
A fuga ajuda-a a sofrer menos.
Na realidade ela é HIPEREXPRESSIVA, e sente-se ABANDONADA e/ou REJEITADA.

Mas TENHA EM ATENÇÃO que isto NÃO SIGNIFICA que os pais rejeitem OU ignorem DE FACTO a criança, sendo estas sensações passadas de uma forma SUBLIMINAR, em conversas, gestos de impaciência, comportamentos impulsivos ou muito contraditórios face à criança e àquilo que ela expressa diariamente.

O QUE DIFERENCIA A CRIANÇA COM défice de atenção da criança HIPERACTIVA é a sua capacidade de ficar muito atenta a qualquer tarefa ou actividade que lhe interesse, enquanto que a criança HIPERACTIVA, não consegue de modo nenhum "ligar-se" mesmo que a actividade lhe desperte muito interesse.

Sabemos que a PESSOA que sofre a DOR DA rejeição, SENTE QUE NÃO TEM nenhum valor, E QUE A SUA EXISTÊNCIA NÃO É APRECIADA OU MESMO SENTIDA NA FAMÍLIA.




É comum estas crianças pensarem que se desaparecessem de casa ou da escola, ninguém daria pela sua falta, o que as leva a um sentimento extremo de INEXISTÊNCIA e DESVALOR.

Há estudos que apontam uma curiosidade:
A CRIANÇA HIPEREXPRESSIVA (com DDA) vive a dor da REJEIÇÃO com o progenitor do SEXO OPOSTO, achando que este não lhe dá suficiente atenção, ou porque trabalha muito e chega tarde, ou porque demonstra interesse por outras actividades que não seja ESTAR SEMPRE com a criança...então ela, por instinto vai querer chamar toda a atenção possível, de todas as maneiras até mesmo as mais espalhafatosas...preferindo ser REPREENDIDA do que ignorada, ou ficar DOENTE para ser cuidada.

A CRIANÇA HIPERACTIVA vive a dor da REJEIÇÃO com o progenitor do MESMO SEXO...
Tem a necessidade de sentir permanentemente que esse progenitor faz tudo o que pode ao extremo por ela, como uma necessidade compulsiva de a "aprisionar" à sua existência.

São estudos comportamentais que TAMBÉM APONTAM para as SOLUÇÕES, caso a caso.

QUERO DAR RELEVO SOBRETUDO PARA QUE não se dê medicação só para acalmar a criança para que dê menos trabalho...




E LEMBRE-SE: HÁ SOLUÇÕES!...
Mas algumas SUGESTÕES ficarão para um próximo artigo...






SENTIR NA PELE...



Sendo a PELE o invólucro exterior do CORPO, é constituída por duas camadas profundas (derme e hipoderme) e uma camada superficial (epiderme). É a protecção do corpo face ao exterior e exerce permanente contacto com o mundo externo.

A PELE tem, em geral na nossa cultura, uma relação muito forte com a VALORIZAÇÃO da pessoa face ao que a rodeia, ao status social, ao grupo.. Sendo o envelope do corpo, REPRESENTA A IMAGEM QUE O SER HUMANO TEM DE SI MESMO. Aquele que deseja saber qual a IMAGEM que tem de si próprio, basta-lhe descrever a sua pele... (i.e.: descrever a pele como macia significa que se considera doce ou de personalidade"macia"). O órgão PELE é aquele que melhor representa a PERSONALIDADE e como esta é apresentada ao mundo.

À luz da PSICOSSOMÁTICA, todos os problemas de pele têm uma ligação directa ou indirecta com a vergonha, vivida pela pessoa afectada, face a si mesma; dá demasiada atenção e poder ao que os outros possam pensar dela, bem como aos seus juízos de valor; não se permite SER ELA PRÓPRIA e rejeita-se facilmente.Sente-se muitas vezes atingida na sua integridade, sendo muitas vezes demasiado SENSÍVEL ao que se passa à sua volta, que não se sabe proteger e ao seu mundo, deixando-se muitas vezes atingir, tendo grandes dificuldades em se AMAR e ACEITAR tal como é.

Cada problema específico de pele, é uma INTERPRETAÇÃO FIDEDIGNA do que a PSIQUE contém, e demonstra como é que a pessoa reage, por PADRÃO RÍGIDO, ao que se passa dentro dela,quando confrontada com o mundo à sua volta.
Ex:  COMICHÃO:  A pessoa sente um enorme desejo de alguma coisa, mas que NÃO SE PERMITE A SI MESMA, ou se sente bloqueada ou ameaçada por alguém ou por circunstâncias; preocupa-se e isso fá-la viver EXASPERADA e IRRITADA; pode ser um desejo de aproximação a alguém, ou de um grupo, ou o desejo de encontrar o seu próprio caminho e não se permitir a isso, com vergonha ou medo do que possam pensar...

As boas notícias (para estes casos de PELE e para todas as outras DISFUNÇÕES do corpo), é que MUDANDO a forma como nos vemos a nós mesmos e ao mundo em geral, MUDAMOS de doença para SAÚDE, de DISFUNÇÃO para FUNCIONALIDADE equilibrada, pois todas as ALTERAÇÕES E MUDANÇAS que fazemos DENTRO, projectam-se FORA...

Em relação à pele, observe-a, trate-a com respeito, PROTEJA-A, e ela em retorno, mostra-lhe como também você se está a respeitar e a acarinhar mais, PROTEGENDO o seu território, sem construir muros que o separem do mundo...

Relembro-lhe que quando o CORPO  FALA, é porque já não consegue esconder mais o que você -consciente ou inconscientemente - pensa ou sente...

ESCUTE O SEU CORPO... 


Comentários

  1. O Corpo fala, porque a boca cala...
    O Corpo fala os sentimentos calados ou escondidos...
    O Corpo fala a linguagem da Alma e da Mente.

    O Corpo nunca nos mente nem engana;ele é o mais leal e honesto Amigo.

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante! A minha filha é assim e faz-me sentido o que dizes. Tenho feito tudo e mais umas botas para perceber o que lhe poderá interessar, no sentido de perceber se isso lhe dará mais interesse para as restantes coisas do dia a dia como a escola. Fica à espera do artigo das soluções.
    Quanto à pele onde que posso encontrar mais exemplos de interpretação como o da comichão, é muito interessante. Adorei os artigos. Bem haja.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Tenho Saudades De Mim!

O Inferno Num Triângulo E Os Seus Três Demónios-Parte Um

Mudanças Para Simplificar!