Você Sabe Dizer Que NÃO,ou Ainda Não Aprendeu?

Das coisas que mais difíceis me foram de aprender ao longo da Vida foi aprender a DIZER NÃO!




Experimentei e vivi essa dificuldade longos anos a fio...
Porque temos tanta RESISTÊNCIA e dificuldade em DIZER a palavra NÃO?
Depois de ter entrado nos Territórios das Psicologias, é que me fui apercebendo dos "porquês", dos "comos", das resistências conscientes e inconscientes, que afinal são semelhantes a todos os seres humanos.

Fui percebendo e compreendendo que essa nossa dificuldade e quase horror em dizer NÃO, nos vem de uma cultura milenar hebraico-cristã que nos inculcou o DEVER de agradar, de obedecer sem pôr nada em causa, da subserviência à autoridade e ao poder (e ao abuso de autoridade e do poder... )e que ao dizermos não, corremos o sério risco de que deixem de nos amar, de nos aceitar, e ficamos sujeitos à rejeição e vulneráveis ao Poder e Autoridade da Família, do Grupo, ou da Nação.




Somos o que somos como cultura e Nação, mas continua a ser criminoso (para connosco próprios) NÃO APRENDERMOS a dizer NÃO na altura certa, e a dizer SIM na hora apropriada; digo APRENDERMOS porque não podemos nem devemos continuar à espera que nos ensinem...

As gerações antes de nós nem sabiam que era possível DIZER NÃO e continuar-se a ser respeitado e aceite. Muitos milhões foram perdendo a vida só porque disseram NÃO a Estados Autoritários, a Religiões, a Grupos e a Pessoas que detinham alguma réstea de Poder; já para não referir Pessoas que sentiram a Rejeição e a Humilhação de serem ostracizados e repudiados na escola ou na Família só porque disseram NÃO a professores, alunos mais velhos, ou a familiares controladores ou perturbados.





Não Dizer NÃO está associado a MEDOS que maioritáriamente nos acompanham da infância e adolescência:
Medo de ser rejeitado
Medo que deixem de gostar de nós
Medo de parecer fraco
Medo da humilhação
Medo, medo e mais medo...

Quando finalmente nos cansamos de dizer sempre SIM e (mesmo assim sofrermos de rejeição e abandono-que eram afinal os nossos maiores medos...), quando olhamos para nós com estima e valor, então nessa altura (mesmo congelados de medo), nós ousamos dizer NÃO , como um derradeiro grito de liberdade.

E é necessário chegarmos a esse ponto?

É possível gradualmente irmos sentindo que dizer NÃO quando é oportuno, é proporcional à nossa AUTO ESTIMA e VALORIZAÇÃO individual; que quando SENTIMOS que não queremos ou não gostamos disto ou daquilo, o podemos afirmar, porque quem nos aceita, até pode ficar zangado (porque foi confrontado com um não, quando esperava um sim), mas vai continuar a gostar da nossa pessoa, e a respeitar a nossa decisão.

Aprenda e treine a dizer NÃO, quando sente que é não,
a dizer SIM porque é isso que quer...
e esqueça definitivamente o NIM...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tenho Saudades De Mim!

O Inferno Num Triângulo E Os Seus Três Demónios-Parte Um

Mudanças Para Simplificar!