A ARTE DE NÃO FAZER NADA-1ª LIÇÃO - VAGUEAR...



A ARTE DELICIOSA DE PROCRASTINAR (vaguear)...
(Uma hora por dia, nem sabe o bem que lhe fazia...)
PROSCASTRINAR é muito mal entendido nesta sociedade que cegamente se entrega ao fazer, fazer, fazer…
Sempre que alguém nos sugere para abrandarmos, relaxarmos e espairecermos, protestamos com argumentos insanos de que há muito para fazer. Somos já duas gerações de fazedores competitivos, alienados e controladores…
Nesta primeira lição desta ARTE, vai ter que, desde já começar a respirar profundamente e baixar esses ombros tensos, afastar um pouco o maxilar inferior do superior e sorrir… (sorria porque ninguém está a ver…vá lá…)
Agora, decida qual a prioridade que lhe vem à mente: Arrumar a cozinha? Fazer o almoço ou jantar? Responder aos e-mails?(já está a sentir aquela “coisa” de “…não me apetece nada…?”)
Ora bem, aqui está a nossa oportunidade de começar a aprender e TREINAR  a procrastinação:
. Vá direita (o) ao seu propósito, e no caminho, se lhe apetecer olhar para a prateleira dos livros e endireitar aqueles que estão em desalinho, FAÇA ISSO MESMO…
Curiosamente você repara naquela jarra com as flores já secas e decide deitar a água fora e lavar a jarra… FAÇA ISSO MESMO…
depois de lavar a jarra, lembrou-se de procurar aquele gancho de cabelo que a sua filha lhe pediu…ora bem, encontre o gancho…FAÇA ISSO….
Dá-se conta que ainda não fez o que se tinha proposto a fazer, mas já fez três ou quatro que estavam para fazer há séculos…
A isto podemos chamar de ziguezaguear… que envolve subtileza, leveza e fluxo.
Permita-se interromper uma actividade no meio do dia, ficar a olhar para as nuvens no céu, empilhar revistas velhas e parar para ler aquele artigo de há 1 ano atràs mas que tem exactamente a informação de que você estava a precisar…

Reserve TODOS OS DIAS 1 hora para vaguear e procrastinar. Se você fizer resistência a esta ARTE, será assaltado pela preguiça (que é a irmã da procrastinação). Quanto melhor treinar, mais directivo se tornará nos seus propósitos diários.
Quando PROSCRASTINAR nunca tenha nenhum objectivo. Vagueie sem destino, seja em casa do sofá para o quarto e do quarto para o sofá, seja numa caminhada em que você se limita a seguir os pés…
O estado de NÃO FAZER é o limite extremo, o último luxo, o sonho impossível…

NÃO FAZER não é nenhuma flor exótica e rara que só floresce no cume de uma montanha. Ela pode bem estar no seu quintal, ou no vaso da varanda…
PROCRASTINAR é aquela força invisível inata em todos os seres, que faz serpentear os rios e crescer a erva do campo. É a forma que a Vida tem para o levar a sítios que de outra forma não iria, e a fazer coisas que há muito tempo já teriam que estar feitas…
Quanto MAIS procrastinar em pequenas coisas diárias, MENOS o fará nas grandes decisões que tem pela frente…
Bem…e agora, vá lá treinar no seu dia de hoje… que eu vou fazer o mesmo!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tenho Saudades De Mim!

Mudanças Para Simplificar!

O Inferno Num Triângulo E Os Seus Três Demónios-Parte Um