O Maior De Todos Os Poderes...
...É Aquele Que Usa Em Si Mesmo Para Se Transformar...
Todos os dias observo a luta impiedosa de poder!
Na minha prática clínica, isto aparece e transparece quando a (o) paciente coloca as situações com a interpretação individual de certo/errado, bom/mau, verdade ou mentira.
Toda a gente quer "ter razão" ( e o que é ter razão, senão que o raciocínio está certo?...), e o facto é que todos têm razão, porque vêm a "sua verdade" como única, dentro da realidade interna que construíram.
As pessoas envolvem-se e engalfinham-se todos os dias, numa tentativa inglória de provarem e mostrarem que têm razão, e com isto querem, mesmo que inconscientemente, exercer o poder e controlo sobre os outros, sobre as suas mentes e vidas, mudá-los e às situações.
O meu papel em Psicoterapia é devolver-lhes isto a eles mesmos, no sentido de perceberem que a luta É e ESTÁ dentro e NÃO fora, de que as situações, pessoas e dramas que ocorrem nas suas vidas, são representações fiéis do que se passa DENTRO delas.
Imagine esta história:
Uma mulher sentiu-se traída por uma amiga, quando esta inadvertidamente contou a outra pessoa uma confidência que lhe havia contado; após uma introspecção e análise mais cuidada ela entendeu quantas vezes já tinha traído o seu EU de tantas maneiras, mentindo a si mesma, deixando-se levar por medos e resistência à mudança, e que o "drama" que se desenrolou externamente (tendo a amiga como personagem "gatilho") só serviu para lhe mostrar a ela o que estava a fazer com ela mesma.
A nossa Verdade mais profunda encontra-se no caminho da COMPAIXÃO; sentirmos compaixão pelas nossas personagens feridas e sombrias é um passo para que elas possam emergir à superfície luminosa da Consciência, e assim podermos curá-las e transformá-las.
CURAR É OBSERVAR sem críticas, julgamentos ou rótulos - observar as nossas personagens feridas, que se mostram através das pessoas que aparecem nas nossas vidas, e que são apenas ACTORES E ACTRIZES a desempenharem os nossos papéis internos.
Quando curamos as nossas feridas profundas, essas pessoas ou desaparecem ou deixam de ter qualquer impacto ou poder de nos transtornar.
OLHANDO DENTRO DE TI |
ESTE É O MAIOR DE TODOS OS PODERES.
O PODER DE CURAR E TRANSFORMAR A NÓS MESMOS!
Todos os outros são falsos e minúsculos poderes, apenas sombras disformes projectadas nas paredes de uma caverna...
Comentários
Enviar um comentário